terça-feira, 8 de novembro de 2011

Pit Bull perde para dachshund em ataque a pessoas!!!




Nem Pit Bull nem Rottweiler. O cão mais feroz do mundo é o dachshund, mais conhecido no Brasil como
salsicha ou cofap. Segundo uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, um em cada
5 representantes dessa raça já atacou ou tentou atacar estranhos, sendo que um em cada 12 avançou
contra os próprios donos.
A vice-liderança dos bravos não é menos curiosa. Atrás do simpático salsicha,
está o chihuahua. A raça é a menor do mundo, mede entre 15 cm e 23 cm. É chamado de "o rei dos toys",
mas apresenta na pesquisa alta taxa de ataques a estranhos. Os menos agressivos, de acordo com o estudo
são: bernesses, golden retrievers, labradores, são-bernardos, britanny spaniels e greyhounds.
As raças com fama reconhecida de maus, como pit bulls e rottweilers, apresentaram média de agressividade considerada normal, ou baixa, no que diz respeito a ataques contra estranhos. 
O levantamento norte-americano foi feito com 6.000 proprietários de cachorros de 30 raças diferentes
durante dois anos. O estudo será publicado na próxima edição da "Applied Animal Behavior Science",
respeitada publicação da área.
O Pit Bull acabou redimido pela pesquisa. Só entra em sexto lugar na lista dos mais agressivos por ter alta taxa de investida contra outros cães (22%). A favor da raça que já esteve envolvida em vários casos de grande repercussão e até com vítimas fatais, os 6,8% de ataque contra estranhos é pequeno em comparação com os 20,6% do dachshund. A diferença, claro, está na força do golpe. "Uma mordida de um pit bull sempre causa mais estragos, ao contrário de uma de um dachshund", diz James Serpell, diretor do Centro para a Interação dos Animais e Sociedade da Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia.  
O resultado surpreendeu até os pesquisadores. "Não esperávamos que as raças consideradas agressivas apresentassem números de ataques abaixo da média e os fofinhos, acima", diz ele.

Os pesquisadores alertam sobre a diferença dos resultados da nova pesquisa comparados a outros levantamentos que usam estatísticas médicas de mordidas. Como os ataques de cães maiores costumam causar ferimentos mais graves que os menores, os números são distorcidos. "Quando um cachorro grande é agressivo, o estrago é proporcional", pondera James. "Chegamos à conclusão de que as pessoas são mais indulgentes com agressões de animais pequenos." A pesquisa identificou uma forte relação entre agressividade e medo. De acordo com o pesquisador, os animais que mais atacam estranhos são os que sentem mais medo. É o caso do chihuahaua. "Eles agridem porque se sentem ameaçados. Deve ser assustador ser um minúsculo chihu. Tudo é gigante para ele", justifica James.
Os animais foram avaliados em relação a ataques ao dono, a estranhos e a outros animais. O resultado apontou enorme diferença entre raças e o tipo de ataque. "O akita é a raça mais agressiva com outros cachorros, mas pouco agressiva com seres humanos", compara o pesquisador.

http://www.portalms.com.br/noticias/Pit-bull-perde-para-dachshund-em-ataque-a-pessoas-diz-pesquisa-/Mundo/Geral/18253.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário